terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resumo do Artigo "Staff Detection with Stable Paths"

 O artigo "Staff Detection with Stable Paths" de Cardoso et al. apresenta um método para a identificação do compasso em imagens de partituras utilizando caminhos em grafos. Segundo os autores, as abordagens anteriores utilizam somente informações locais das imagens sem considerar seu contexto. Em especial, os autores não conhecem trabalhos que explorem o fato das linhas serem os componentes mais largos da imagem.

O método apresentado trata a imagem como um grafo cujos vértices são os pixels da imagem e as arestas conectam pixels vizinhos. O peso das arestas leva em conta tanto a cor como outras propriedades contextuais de imagens de partituras. Supondo que caminhos contendo pixels pretos são menos custosos que caminhos com pixels brancos, as linhas do compasso são caminhos com menor custo que conectam as duas margens da página e que possuem somente um vértice de cada coluna. Iterando este algoritmo é possível encontrar todas as linhas de uma imagem.

Os autores definem um caminho Ps, t como um caminho estável (Stable Path) se Ps, t é, ao mesmo tempo, o caminho mais curto entre o pixel s e sua margem oposta e o caminho mais curto entre o pixel t e sua margem oposta. O algoritmo apresentado para calcular os caminhos estáveis possui complexidade similar ao de computar os caminhos ótimos entre as margens. Não existe garantia que o algoritmo encontrará um caminho estável para cada linha do compasso. Por isto, o método é iterado diversas vezes na imagem, apagando as linhas encontradas anteriormente. Uma etapa final de pós-processamento descarta linhas redundantes e agrupa as linhas em compassos. Linhas que não fazem parte de um compasso são descartadas.

A avaliação do método é feita utilizando as imagens da base do MusicStaves. O algoritmo apresenta bons resultados na comparação com o algoritmo de detecção de linhas apresentado em Dalitz et al2008. Os autores também testam o efeito da utilização deste algoritmo no lugar do implementado no MusicStaves para a remoção de compasso e obtém resultados competitivos com o Skeleton (apresentado em Dalitz et al2008 e que não detecta as linhas explicitamente).


Referência completa: dos Santos Cardoso, J.; Capela, A.; Rebelo, A.; Guedes, C.; Pinto da Costa, J., "Staff Detection with Stable Paths," Pattern Analysis and Machine Intelligence, IEEE Transactions on , vol.31, no.6, pp.1134,1139, June 2009 [Download]

Nenhum comentário:

Postar um comentário